RPG no Esporte

Assunto(s) relacionado(s): Philippe Souchard, Publicações da RPG

A prática de esporte enrijece e encurta os músculos, e músculos enrijecidos esmagam articulações, que limitam movimentos e causam dores, fazendo com que o corpo não funcione bem.

O corpo humano é comparado ao motor de uma máquina por Philippe Souchard. Depois de uma corrida, o carro não precisa passar por uma revisão? Por que o corpo humano não precisaria? Depois de uma atividade física há desgaste, por isso o corpo necessita de reparos. E isso não serve apenas para os atletas de alto nível, mas para qualquer pessoa que pratique esporte ou faça alguma atividade física, esse cuidados devem ser tomados, para evitar contusões.

Centenas de atletas com dores na coluna, problemas nas articulações dos joelhos, ombros e tornozelos, foram tratados por Philippe Souchard ao longo desses anos. Um deles bastante interessante, Marcelo Negrão, atacante do vôlei brasileiro.

Estava com 24 anos e enfrentava dores insuportáveis no ombro direito, Negrão sofria de tendinite crônica e procurou por Philippe Souchard depois de um campeonato e fez uma única sessão. Ele conta: “Philippe Souchard me mostrou que o movimento que eu devia fazer na hora do ataque estava mais curto. Nem mesmo o braço eu conseguia estender totalmente. O que ele fez foi colocar tudo no lugar. Reestruturou meu corpo inteiro a partir do ombro direito. Logo me deixou mais confiante, sinto o movimento mais completo e meu braço mais alongado.”

Todos os atletas vão conhecer um dia, os problemas do excesso de treinamento, que leva os músculos ao enrijecimento e conseqüentemente, a perda de potência. Então, lembre-se, a força muscular está diretamente ligada à flexibilidade. Um músculo nada mais é que um elástico vivo, ele só pode encurtar bastante se for bem estirado antes.

É assim que para ser eficaz, o lançamento de dardo, por exemplo, estende o braço o máximo possível para trás antes de executar o lançamento.
Os músculos estáticos nos tenistas precisam ser alongados, pois a tendência é de serem sempre rígidos, como os peitorais, que podem impedir uma boa abertura dos braços, e não usar devidamente os músculos dos braços e ombros, acaba-se sobrecarregando as pernas, que ao tentarem encontrar melhor flexibilidade para o corpo, que terminam por sofrer contusões.Ao contrário de outras técnicas da fisioterapia, a RPG, consegue fazer um trabalho muscular global diferenciado. Ela reforça músculos que tem a tendência ao relaxamento (dinâmicos) e flexibilidade, e aqueles que tem a incrível tendência a se encurtar (estáticos).

O nosso papel como RPGistas é devolver aos músculos de forma global, seu melhor comprimento, trazendo harmonia ao corpo e melhorando assim sua performance.

Comentários

Enviar comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Image CAPTCHA
 

SBRPG - Sociedade Brasileira de RPG

Apoiando o estudo e prática do RPG no Brasil.

Rua Georgia, 210 - Brooklin - São Paulo - SP
Tel. (11) 5044-0940  E-mail: sbrpg@sbrpg.com.br

SBRPG nas Redes Sociais

Whatsapp  (11) 9.7022-9868

Compartilhe