Palestra na Uniara com Philippe Souchard, criador do método RPG, é sucesso de público

Assunto(s) relacionado(s): Philippe Souchard

Fonte: UNIARA

Na noite da última sexta-feira, dia 31 de outubro, o auditório principal do Centro Universitário de Araraquara – Uniara ficou lotado para a palestra do fisioterapeuta francês Philippe Souchard. O evento foi promovido pela instituição por meio de seu curso de Fisioterapia. O sucesso foi tanto, que foi necessário acomodar alguns participantes em uma sala de apoio com transmissão simultânea da palestra. Na ocasião, também estavam presentes o presidente da Sociedade Brasileira de RPG, doutor Oldack Borges de Barros, o professor adjunto doutor Alberto Silveira, o representante do Secretário de Saúde Municipal, o representante do prefeito Marcelo Barbieri e a chefe do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Uniara, Celi Vasques Crepaldi.

Com mais de 22 mil fisioterapeutas formados, Souchard explica que o método de Reeducação Postural Global – RPG, do qual é criador, surgiu depois de muitos anos de estudos e pesquisas. “Sua aplicação é fazer uma conexão das deformações não só na coluna vertebral, mas no corpo em geral, porque, com as profissões modernas, não temos uma boa postura e, cada vez mais, cerca de 80% dos nossos pacientes reclamam de dores articulares. Um estudo da Organização Mundial da Saúde - OMS avalia que 90% da população sofreu, sofre ou irá sofrer deformações na coluna vertebral. O RPG vem para cuidar e tratar de todas essas dores articulares”, relatou.

“Em relação à postura, a melhor forma de não sentir dores é a prevenção, porém, não podemos sonhar em fazer a prevenção em todos os lugares. Então, quando as pessoas começam a ter o problema, o nosso papel é de tratar. No entanto, tudo vai depender do caso, se é uma lesão da coluna vertebral, uma dor lombar ou cervical, com isso, tentamos manter a aposta de resolver a questão em uma sessão. Agora, se tivermos casos neurológicos ou uma escoliose, que são casos que haverá reclamação por mais tempo por parte do paciente, a quantidade de sessões dependerá da gravidade dos casos”, afirmou o fisioterapeuta.

Para ele, o respaldo do tratamento se dá pela capacidade do método de RPG e pela garantia de futuro. “Fazemos a conexão da postura e, com isso, podemos garantir que as pessoas não irão voltar com o mesmo problema”, ressaltou.

Souchard estava bastante à vontade na palestra e falou da importância da profissão. “É um prazer estar na Uniara e falar sobre o RPG. É uma honra passar a mensagem de que a fisioterapia é uma profissão extraordinária, porque podemos mexer e modificar o corpo humano com conectividade e qualidade. Nossa formação é tratar e tentamos por nossos meios enaltecer a profissão e ir cada vez mais em direção à qualidade dos tratamentos”, concluiu.

O reitor da instituição, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, enalteceu o convidado da noite. “O professor Philippe Souchard é renomado internacionalmente e é o criador do RPG, isso nos permite uma condição muito interessante, porque há a possibilidade de tratarmos de uma parceria para que ele possa oferecer o curso de RPG e SGA em Araraquara por meio da Uniara. Isso é muito importante, porque ele não faz parceria com ninguém e a primeira será conosco”, orgulhou-se. 

“Fomos muito felizes em realizar essa palestra e acredito que ele levou em consideração a qualidade e a seriedade da nossa instituição, além do sucesso do nosso curso de Fisioterapia, que tem formado excelentes profissionais”, apontou o reitor.

O coordenador do curso de Fisioterapia da Uniara, Carlos Grazziano, o Carlinhos, afirmou que a expectativa dos alunos e professores para o evento era muito grande. “Em todo lugar os colegas estavam comentando, entre os alunos, então, nem se fala. Era praticamente um sonho trazer o Souchard e transformamos isso em uma realidade. A maioria dos nossos alunos estava presente, foi um sucesso”, finalizou radiante.

Comentários

Enviar comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Image CAPTCHA
 

SBRPG - Sociedade Brasileira de RPG

Apoiando o estudo e prática do RPG no Brasil.

Rua Georgia, 210 - Brooklin - São Paulo - SP
Tel. (11) 5044-0940  E-mail: sbrpg@sbrpg.com.br

SBRPG nas Redes Sociais

Whatsapp  (11) 9.7022-9868

Compartilhe