Philippe Souchard fala sobre o método RPG em sua nova obra

Assunto(s) relacionado(s): Livros, Philippe Souchard

Na ocasião, serão apresentadas também as novidades da Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global (SBRPG), que representa os profissionais de RPG-Souchard no Brasil e trará novos benefícios aos associados.
Os interessados em participar do lançamento e noite de autógrafos deverão confirmar sua presença enviando e-mail para i.neto@elsevier.com.br.

Sobre o livro
A obra mostra a evolução do método de Reeducação Postural Global (RPG), que durante esses 30 anos veio afirmando o seu reconhecimento internacional. Apresenta os seus fundamentos científicos e a aplicação prática, sendo indicada para estudantes e profissionais de fisioterapia.
Bem fundamentado e ilustrado, “Reeducação Postural Global – O Método” é dividido em quatro partes: fisiologia e fisiopatologia dos músculos da estática; princípios de tratamento; regras de aplicação terapêutica e autoposturas – Stretching Global Ativo (SGA).

“A obra é bastante didática, então pode tornar-se um guia tanto para estudantes quanto profissionais de fisioterapia. Ela permite identificar claramente a responsabilidade da retração muscular nas patologias musculoesqueléticas, sejam elas morfológicas ou lesionais, e propor um tratamento original dessas disfunções”, explica o autor.
O livro também pode ser adquirido no site http://bit.ly/comprar_livro_souchard, que entrega para todo Brasil.

Sobre o método RPG
O método de Reeducação Postural Global (RPG) foi criado na França por Philippe Souchard em 1980 e já foi ensinado a mais de 22 mil profissionais de fisioterapia em 14 países. No Brasil, há cursos de RPG em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará, Distrito Federal e Bahia.

A técnica é exclusivamente manual e permite tratar todas as patologias de responsabilidade do fisioterapeuta: problemas morfológicos, lesões articulares dolorosas, sequelas de patologias reumatológicas, problemas pós-traumáticos, sequelas de patologias neurológicas espásticas e até doenças respiratórias.

O RPG se baseia em três princípios sólidos: individualidade (pois cada ser humano sente e reage de maneira diferente), causalidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, ou seja, a RPG remonta da consequência à causa) e globalidade (não tratar o problema por partes isoladas e sim o corpo como um todo, pois toda atividade muscular estática ou dinâmica é sempre concêntrica e leva a um encurtamento muscular).

Ficha Técnica:
“Reeducação Postural Global – O Método”
Autor: Philippe Souchard
Editora: Elsevier
Páginas: 240
Preço: R$ 49,00
Mais informações:
Instituto Philippe Souchard de Reeducação Postural Global -IPSRPG
Sede Rio de Janeiro – Tel: (21) 2266-5964 ou (21)2266-4421/ E-mail: ipsrpgrio@gmail.com
Sede São Paulo – Tel: (11) 3266-9133 ou 5044-0675 / E-mail: ipsrpg@ipsrpg.com.br

Fonte: Nova Fisio - Dr. Oston Mendes

Comentários

Enviar comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Image CAPTCHA
 

SBRPG - Sociedade Brasileira de RPG

Apoiando o estudo e prática do RPG no Brasil.

Rua Georgia, 210 - Brooklin - São Paulo - SP
Tel. (11) 5044-0940  E-mail: sbrpg@sbrpg.com.br

Participe do grupo no Facebook 

Compartilhe